sábado, 30 de novembro de 2013

15 anos de nosso pastor em Palmas-TO

Pr. Zacarias, na reforma da igreja do Aureny I 
Dia 29 de novembro de 2013, fez exatamente quinze anos, que nosso presidente: Pr. Zacarias Manoel da Silva, chegou em Palmas-TO. Ele, maranhense de Igarapé Grande, ainda na infância, foi com seus pais morar em Brasilia-DF, onde o Sr. Claro, seu pai, sempre o conduzia a igreja, sem deixar de nos cultos domésticos e outras oportunidades, falar do amor de Deus, cumprindo assim o que diz Provérbios 22. 6: - Ensina a criança no caminho em que deve andar, pois quando crescer não se desviará dele.

Sua vida ministerial começou em Sobradinho-DF, congregando com vários pastores, entre eles o Pr. Valgenor de Oliveira e Pr. Elienay Cabral, que o enviou a Palmas, o que acreditamos pelos frutos, ter sido da vontade de Deus.

Pastor Zacarias e Pastora Isaneide sua esposa, foram enviados a um trabalho Missionário na Argentina, onde trabalharam por 07 anos, sendo que, pela bondade e misericórdia do Senhor, deixaram suas marcas naquele trabalho e filhos na fé, sendo que, além dos frutos produzidos para Deus naquele país, foi onde tiveram o segundo filho, Jonhatan Lucas, uma vez que Thayane Nolasco, a primogênita, havia nascido no Brasil.
Reforma do Templo no Jardim Aureny I
Templo do Aureny I após a reforma
Sua experiência na obra missionária e como discípulos do Pr. Elienay Cabral, o credenciaram a assumir a obra em Palmas-TO, que por indicação do referido pastor, aceitou o desafio, não imaginando o que viria à frente, mas na certeza do chamado de Deus, não recusou e veio a capital do Tocantins, implantar sua visão de trabalho na obra de Deus.

Naquela época, o campo em Palmas, após a "divisão" entre Região Norte e Região Sul, passava por uma crise, uma vez que a região Sul com a Sede no Aureny I, ficou com a parte menor, tendo em vista que a igreja sede era na região Norte, onde todos os trabalhos eram realizados, mesmo a igreja do Jardim Aureny I, sendo a primeira igreja do campo, com seu primeiro culto realizado dia 09 de janeiro de 1993, porém, o trabalho que cresceu, tornou-se mais forte na região sul, especificamente nas ARNOS, onde ficava a sede do Ministério.
Família, que ele sempre teve como prioridade

No desejo de ver a região Sul também crescendo, houve uma certa precipitação, havia muita fé e pouca ação, os recursos eram pouco o que ficou difícil para a manutenção de obreiros e aluguéis, causando o desagrado de alguns, ao ponto de ser preciso trocar a liderança, o que tornou-se difícil, tendo que apelar para a Convenção, onde o corpo de obreiros foi quase unanimes na decisão de trazer um obreiro de fora, achando ser o ideal e que isso viria sanar todos os problemas, que já caminhava pra o campo político, tornando as coisas desagradáveis, o que obrigou um grupo de obreiros irem até Brasilia solicitar um novo pastor, o que o então presidente, Pr. Elienay Cabral, solidário com a situação, veio com uma caravana, trazendo o Pastor Zacarias como interventor, dando posse de forma provisória e posteriormente, vencido o período provisório, deu posse em definitivo no mês de fevereiro de 2008.
Seu trabalho tem crescido, não de uma forma assustadora como alguns até gostaria, pois trabalha com os pés no chão, e lutou para restaurar a credibilidade da igreja, em que todos esses anos de serviços prestados, não existe um centavo de politico investido em nossas igrejas.

Traduzindo o Ap. Gabriel na Conferência de Mulheres
Não se pode negar que em outras épocas, houve um crescimento enorme, porém, sem nenhuma estrutura, causando o fechamento de algumas congregações alugadas, o que causou a saída de alguns obreiros, dentre eles, aqueles que aproveitaram para abrir seu próprio ministério.

O campo hoje conta com algumas congregações, sendo que além da Igreja Sede do Centro de Palmas-TO, temos igreja no Aureny I, Aureny III e Aureny IV, Santa Fé, Setor Sul, Santa Bárbara e Taquari, e os trabalhos no Setor Santo Amaro e Assentamento do Prata, bem como uma ajuda missionária para obreiros em Portugal.
Ministrando a palavra em Portugal
Ministrando a palavra na Argentina
Dentre os trabalhos realizados, temos o curso da EETAD, que teve início praticamente após a chegada do Pr. Zacarias em Palmas, o que tem se mantido sólido e ajudado muitos obreiros, inclusive de outros ministérios, que procura aumentar seus conhecimentos na palavra de Deus.
A Igreja tem vivido um novo tempo, mas quem acompanhou o Pr. Zacarias, sabe de sua luta para permanecer neste estado, uma vez que devido a uma visão diferente, foi traído, caluniado, mesmo assim o que mais o magoou foi a ingratidão, porém, em tudo Deus tem lhe dado vitórias, que o fez ser um homem respeitado na cidade, pela liderança que exerce e pelo trato na palavra de Deus onde é considerado um Mestre.

Pr. Timóteo Miranda